domingo, 21 de abril de 2013

21 DE ABRIL – DIA DO METALÚRGICO

 
Histórico de lutas faz de metalúrgicos referência para todas as categorias de trabalhadores


 

 Integrantes de uma das mais numerosas e organizadas categorias de trabalhadores do Brasil, os metalúrgicos comemoram seu dia neste domingo, 21 de abril. A data foi criada para celebrar os trabalhadores que desempenham um papel fundamental na história das lutas operárias e políticas do país e que continuam sendo referência de organização coletiva para as demais categorias profissionais.
                                  
 É uma característica dos metalúrgicos a organização em sindicatos fortes e combativos que atuam na luta pelos direitos da categoria. O SindMetal, representante da categoria nas cidades de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Serra Negra e Monte Alegre do Sul, tem em sua base cerca de 10 mil trabalhadores em centenas de empresas de grande, médio e pequeno porte. Segundo o presidente da entidade, José Francisco Salvino, o Buiú, a responsabilidade e os desafios diários são enormes.
                            
“Os trabalhadores confiam em nosso Sindicato e sabem que têm nele um instrumento forte de luta e proteção contra todo tipo de desrespeito que venham a sofrer no ambiente de trabalho ou em seus direitos. Por isso, a demanda é enorme e temos que nos dedicar ao máximo para cumprir nossas obrigações com a categoria”, comenta.

Segundo ele, apesar de ser uma categoria avançada e consciente, ainda hoje há muitos metalúrgicos, nas fábricas da região, que sofrem com condições precárias no ambiente de trabalho, falta de proteção contra acidentes e doenças ocupacionais e patrões que desrespeitam os direitos trabalhistas básicos.

“Nossa região é bastante diversificada, com uma mescla de indústrias mais modernas, que utilizam mão de obra qualificada e treinada, com fábricas que ainda usam métodos mais primários de trabalho e oferecem riscos ao trabalhador. Trabalhamos em conjunto com o Ministério do Trabalho para fiscalizar e coibir as irregularidades que encontramos ou são denunciadas”, afirma o dirigente.

O SindMetal completa em maio 25 anos de fundação. De uma pequena associação de trabalhadores, hoje é uma entidade respeitada e socialmente atuante, que cresceu junto com a industrialização da região. Para comemorar o aniversário, a direção prepara uma série de eventos e ações, a começar pela Festa dos Trabalhadores, no dia 5 de maio, em Amparo.

Na luta pelos direitos do trabalhador

A tradição sindicalista, inseparável da imagem do metalúrgico brasileiro, começa na década de 30, quando nasceu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista. Até os anos 60, quando instaurou-se a ditadura militar, o sindicato reivindicava melhores salários e condições de trabalho para os operários, que sofriam fortes pressões contra sua formação sindical.
 
                                        

 A participação do movimento sindical na luta pela democracia ganhou força a partir de 1978. Uma greve de trabalhadores em maio conseguiu se espalhar para outros estados, e surgiram ainda mais campanhas salariais - inclusive uma assembleia que reuniu mais de 100 mil trabalhadores. Não só questões trabalhistas entraram em pauta. Os metalúrgicos do ABC passaram a tomar parte de grandes manifestações nacionais, como a campanha no processo da constituinte, de 1986 a 1988, e no "impeachment" de Fernando Collor de Mello. Outros temas sociais são até hoje parte do compromisso dos metalúrgicos. Entre eles, os direitos da mulher, a justiça social, aposentadoria e previdência social, reforma agrária, entre vários outros.

A grande força política e formadora de opinião dos metalúrgicos fez surgir muitos nomes famosos, que hoje representam a classe trabalhadora no cenário político nacional. O maior exemplo é o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro presidente surgido das camadas populares no País.

0 comentários:

Postar um comentário

COMO POSTAR UMA DENÚNCIA?

1° ESCREVA SUA DENÚNCIA E CLIQUE POSTAR COMENTÁRIO
2° DEPOIS ESCREVA AS LETRAS DE VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS
3° FINALMENTE CLIQUE NOVAMENTE EM POSTAR COMENTÁRIO

Compartilhe em suas redes sociais

Twitter Orkut Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais